quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cientistas estudam mecanismo que faz as lagartixas grudarem na parede

Uma pesquisa feita pela Universidade de Akron, no estado americano de Ohio, analisa a estrutura adesiva nos dedos das lagartixas que permite que elas se fixem às superfícies verticais por onde passam, como árvores e paredes. Os resultados estão publicados na atual edição da revista "Journal of Experimental Biology".
VELA -http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/08/cientistas-estudam-mecanismo-que-faz-lagartixas-grudarem-na-parede.html

terça-feira, 7 de agosto de 2012

PM apreende cerca de três mil aves silvestres, em casa no Recife

Cerca de três mil aves silvestres foram apreendidas, nesta terça-feira (7), em uma casa no bairro da Estância, Zona Sul do Recife. A Polícia Militar autuou um dos suspeitos, uma mulher de 43 anos, acusada de tráfico de animais. O marido dela, de 45 anos, seria o suspeito de comercializar os pássaros. De acordo com o capitão Lúcio Flávio Campos, da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), a PM foi até o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa/PE) em busca do possível traficante, mas não o encontrou.
“Estamos monitorando esse senhor há seis meses e hoje tivemos a informação de que ele estaria com os pássaros na Ceasa. Ao chegar lá, não conseguimos capturá-lo, mas descobrimos onde era a residência dele, onde encontramos os animais”, afirmou Campos. O capitão informou, ainda, que diversas espécies estavam dentro das gaiolas, como papa-capim, azulão e galo de campina.
Segundo Campos, os pássaros eram trazidos de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco: “O próprio suspeito buscava as aves em Garanhuns e as repassava para outros vendedores. Depois disso, elas eram vendidas em feiras livres, nos bairros da Madalena e do Cordeiro, por exemplo”. O preço das aves, segundo o capitão, varia de acordo com a espécie, podendo chegar a mais de R$ 50, por pássaro.A esposa do suspeito foi encaminhada para o Depoma, onde está prestando depoimento. O homem continua foragido. Os dois podem responder a um termo circunstanciado de ocorrência por crime contra a fauna, com pena que vai de seis meses a um ano de prisão, além de uma multa de R$ 500, por pássaro. Quem quiser fazer denúncias sobre o tráfico de animais deve entrar em contato com a Depoma pelo número 3181.1700.




http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/08/pm-apreende-cerca-de-tres-mil-aves-silvestres-em-casa-no-recife.html
fonte -

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Passeio Zoo park da Montanha -ES


Tartaruga gigante de Trinidad e Tobago é achada em praia francesa



Uma tartaruga gigante de 320 kg e 2 metros de comprimento, procedente das ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe, foi encontrada na França, nesta segunda-feira (6), por veranistas em uma praia do Mar Mediterrâneo, informaram bombeiros da cidade de Arles, no sudeste do país."Aparentemente, um barco de pesca a capturou com sua rede e a trouxe até a praia, onde veranistas a mantiveram viva cavando um grande buraco, protegido com um toldo", explicou um dos bombeiros que estiveram no local.Especialistas do aquário gigante Seaquarium, na comuna vizinha de Grau du Roi, foram até a praia e decidiram devolver o réptil ao mar.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Arara Azul


Ovos -Arara azul

      

Biologia:Taturana.

Tamanduá-mirim filhote é resgatado por Bombeiros em Santa Catarina


Os Bombeiros Militares encontraram por volta das 14h desta quinta-feira (2) um filhote de tamanduá-mirim, no município de São Domingos, no Oeste de Santa Catarina. Segundo informações, ele foi encontrado na Rodovia SCT 480, próximo à Cascata. O filhote estava próximo da mãe, que morreu atropelada.

Após contato com órgãos do meio ambiente, o filhote foi encaminhado para uma ONG em Chapecó e está recebendo tratamento especial. Ele tem aproximadamente dois meses e só será devolvido à mata quando ganhar peso e conseguir se alimentar sozinho, para ser inserido novamente em seu habitat natural.


Biólogo encontra novo anfíbio em área de Mata Atlântica, no Paraná

Uma nova espécie de anfíbio anuro, como rãs e sapos, foi identificada na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, região da Mata Atlântica que tem mais de 50% de espécies endêmicas, mas é um dos maiores alvos de depredação do país.

A espécie Brachycephalus tridactylus, reconhecida oficialmente em ju
nho de 2012 com a publicação de um artigo na revista científica internacional "Herpetologica", foi descoberta em 2007 durante uma pesquisa conduzida pelo biólogo Michel Garey e uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Palestra :Preservar é um direito de todos nós.

A biodiversidade é o que garante o equilíbrio dos ecossistemas e, por tabela, do mundo todo. Os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e o próprio ambiente uma vez que afeta a fina rede de relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.

Bandos de papagaios do Norte e Nordeste invadem o Sul do país

Ibama busca explicação para a migração de aves incomuns no Brasil. Os pesquisadores do acreditam que as aves estão em busca de comida e que a formação de bandos em área urbana pode ser uma estratégia de sobrevivência.